




O Rock Nordeste realiza-se anualmente, na cidade de Vila Real. Nascido nos finais dos anos 80, atingiu um dos seus pontos mais altos na década de 90, tendo como principal objectivo a promoção e divulgação de novos projectos musicais da região. Após alguns anos de interregno, o Município de Vila Real decidiu reeditar o Festival, em 2004, conferindo-lhe uma nova roupagem e alargando a possibilidade de participação a bandas de todo o país.
Em 2011, a organização do evento passou a ser da responsabilidade da Associação de Municípios Douro Alliance – Eixo Urbano do Douro, em parceria com o Município de Vila Real, que lhe garantiu um aumento de dimensão, passando do Auditório Exterior do Teatro Municipal de Vila Real para o Complexo Codessais, numa operação logística de maior envergadura. O festival passou a estar lado a lado com o Rio Corgo e as Piscinas Municipais num ambiente de comunhão com a natureza.
Em 2014, o festival passa a estar apenas sob a alçada do Município e sofre nova reformulação, abandonando o formato de concurso de bandas e tornando-se numa referência no que toca a festivais de Verão, atraindo a melhor música moderna portuguesa ao Parque Corgo e ao Auditório Exterior do Teatro de Vila Real.