De acordo com o Portal da Transparência, o Município de Vila Real é o quinto do Norte do país que mais investiu em habitação a custos controlados, apenas atrás de Matosinhos, Maia, Vila Nova de Gaia e Porto. Ao nível nacional, Vila Real ocupa o 18º lugar, num total de 308 municípios.
Após a aprovação da sua Estratégia Local de Habitação, o Município de Vila Real estava em condições de apresentar candidatura ao Programa “1.º Direito - Programa de Apoio ao Acesso à Habitação”, que visa apoiar a promoção de soluções habitacionais para pessoas que vivem em condições habitacionais indignas e que não dispõem de capacidade financeira para suportar o custo do acesso a uma habitação adequada. Este programa, lançado pelo anterior governo, é financiado pelo PRR – Programa de Recuperação e Resiliência.
Apenas ao abrigo do programa 1º Direito, o Município de Vila Real tem contratualizados, nesta altura, investimentos superiores a 26,7 milhões de euros, que permitirão, entre outras medidas, adquirir 180 novas habitações, atualmente em construção na Quinta do Almor. Este complexo habitacional, composto por 5 blocos de apartamentos, deverá ter as escrituras dos primeiros 108 apartamentos feitas até novembro de 2025, prevendo-se que os 72 restantes sejam escriturados no 1º trimestre de 2026.
Vila Real dá, assim, um passo decisivo para assegurar habitações condignas e a preços justos para a parte da população cujas condições económicas ainda não permitem o acesso ao mercado livre. Estas novas habitações vêm somar-se às cerca de 600 que Vila Real já possui no seu parque habitacional municipal, permitindo que o Município de Vila Real reforce a sua capacidade de auxílio, numa altura em que os preços do mercado livre condicionam o acesso à habitação.
VILA REAL DESTACA-SE AO NÍVEL DO INVESTIMENTO EM HABITAÇÃO A CUSTOS CONTROLADOS
Notícias
Acessos: 233