MUSEU DA VILA VELHA ACOLHEU TERTÚLIA SOBRE AS ARTES DA PINTURA E DA OLARIA

Decorreu no Museu da Vila Velha, durante a tarde do dia 14 de março, uma tertúlia que juntou as artes da pintura e da olaria, na qual participaram os utentes do Lar de Nossa Senhora das Dores. A tertúlia foi conduzida pela Vereadora da Cultura, Mara Minhava, e contou com a presença do artista Jorge Marinho, o oleiro Querubim Rocha e o presidente da Junta de Freguesia de Mondrões, Félix Touças.

Durante esta conversa, o artista Jorge Marinho falou sobre a inspiração que o ajudou na criação da exposição de pintura "A Cor do Barro Preto", e o oleiro Querubim Rocha partilhou detalhes da sua longa vida ao serviço da arte da olaria.

Mara Minhava, Vereadora do Pelouro da Cultura, referiu que "a união das artes da pintura e da olaria é um tributo à herança cultural e tradição vila-realense. Esta iniciativa foi um modo de envolver a comunidade envelhecida através de lembranças, memórias e identidades que conectam o passado e inspiram o presente, através destas artes próprias e intemporais."

Os utentes do Lar de Nossa Senhora das Dores tiveram a oportunidade de colocar várias questões suscitadas pelas lembranças, ainda vivas nas suas memórias, sobre os tempos antigos da venda do barro preto na Estrada Nacional 15 e as dificuldades próprias da época.

VIA DOLOROSA ADIADA

No próximo dia 27 de março, Vila Real voltará a viver as emoções da paixão de Cristo, com a apresentação de mais uma edição da Via Dolorosa, uma iniciativa do Município que integra a programação da Semana Santa e que este ano está a ser preparada com o envolvimento de toda a comunidade.

Assim, este ano a dramatização da Via Dolorosa contará com protagonistas amadores, oriundos das freguesias do concelho. Todo o trabalho preparatório foi desenvolvido em estreita articulação com as Juntas e o apoio da Filandorra – Teatro do Nordeste e dos Coros Marco Aurélio que percorreram todo o território com o objetivo de recrutarem voluntários para protagonizarem esta dramatização, cujos ensaios se encontram já a decorrer. Salienta-se a forte adesão dos vila-realenses que responderam de forma entusiasta a este desafio da autarquia, assim como de muitas associações, nomeadamente, as quatro bandas filarmónicas e os agrupamentos de escuteiros, que também não quiseram ficar de fora deste grande evento.

“Entendemos que a democratização da cultura também se faz através do envolvimento direto dos cidadãos e do movimento associativo, dando-lhes a oportunidade de participarem ativamente na vida cultural do nosso concelho”, disse a Vereadora da Cultura, Mara Minhava.

ACOMPANHAMENTO DE CRIANÇAS COM PARTICULARIDADES ALIMENTARES

As nutricionistas do Município de Vila Real têm desempenhado um papel fundamental no acompanhamento e gestão de dietas específicas para alunos das escolas de 1º Ciclo e Jardim de Infância com alergias, intolerâncias alimentares ou em casos de recusas alimentares por motivos diversos. Em estreita colaboração com as equipas de Saúde Escolar e a empresa fornecedora de refeições, Gertal, tem sido garantido que as necessidades nutricionais individuais dos alunos são consideradas e eficazmente aplicadas. Nos casos de alunos com alergias alimentares graves ou intolerâncias que podem afetar não só a sua saúde, mas também o desempenho escolar e bem-estar geral, este trabalho é particularmente importante.

O papel das nutricionistas do Município tem-se destacado também através da sua intervenção proativa na identificação de constrangimentos alimentares em algumas crianças. Quando é verificado que uma criança não está a consumir de forma adequada a refeição escolar, seja por recusa alimentar ou outro motivo particular, as nutricionistas prontamente coordenam esforços juntamente com os professores, encarregados de educação e funcionários da escola de forma a definir um plano de ação personalizado a cada situação, tendo sempre como principal objetivo assegurar uma alimentação saudável e equilibrada.

“Este trabalho desenvolvido ao longo do tempo vai ao encontro do compromisso do município em promover a saúde e o bem-estar das nossas crianças, garantindo que todas têm acesso a uma alimentação adequada e segura durante o horário escolar", disse o vereador do pelouro da educação e ensino e vice-presidente da Câmara Municipal, Alexandre Favaios.

MUNICÍPIO DE VILA REAL RENOVA PROTOCOLO DO PROJETO CLICK COM A EAPN PORTUGAL

Após o sucesso alcançado no primeiro ano, o Município de Vila Real renova o protocolo do Projeto Click, numa parceria com a EAPN Portugal. Este projeto tem o intuito de dotar os participantes de competências de empregabilidade e requalificação, abrindo-lhes as portas para um futuro promissor.

A apresentação pública deste projeto decorreu no dia 20 de março, contando com a presença dos técnicos responsáveis pela sua dinamização e cerca de 30 pessoas em situação de desemprego e de vulnerabilidade social, sinalizadas através do Núcleo Local de Inserção.

A Vereadora com o Pelouro da Ação Social, Mara Minhava, expressou o seu apoio a esta iniciativa, enfatizando que “O Projeto Click representa uma oportunidade para os vila-realenses em situação de desemprego atingirem sucesso profissional e pessoal. Pretende-se capacitar cada participante com as competências necessárias para conquistarem os seus lugares, enfrentarem os desafios no mercado de trabalho, e construírem um futuro digno. Estamos confiantes que fará toda a diferença na vida das pessoas.”

A iniciativa, resultado de um Acordo de Cooperação existente entre a EAPN Portugal e o IEFP, I.P., visa não apenas a empregabilidade de grupos vulneráveis mas também promover a responsabilidade social das empresas. Estruturada em três fases, esta é uma jornada de transformação profissional e crescimento pessoal: na primeira etapa, os candidatos são submetidos a uma entrevista realizada por técnicos responsáveis de modo a estabelecer parcerias junto das entidades empregadoras. Posteriormente à seleção, durante 4 meses, os participantes terão sessões de coaching individuais e coletivas, além de mentorias profissionais, período no qual terão a oportunidade de desenvolver habilidades comunicacionais e relacionais desejadas pelos empregadores. Por fim, é feita a avaliação para mensurar o progresso e impacto do programa.

Relembra-se que a EAPN – Rede Europeia Anti-Pobreza é a maior rede europeia de redes de ONGs, inclusive nacionais, na luta contra a pobreza. Fundada em 1990, em Bruxelas, está presente em 31 países, incluindo Portugal.

FICAR NA ESCOLA É FIXE | INTERRUPÇÃO DA PÁSCOA 2024

O Município de Vila Real vai implementar na interrupção letiva da Páscoa o Projeto "Ficar na Escola é Fixe", iniciativa direcionada para crianças e alunos (do JI e EB1) cujos pais/encarregados de educação não possuem retaguarda familiar. O período de realização será nos dias 25, 26, 27 e 28 de março, com a participação de 366 participante, nos seguintes polos de acolhimento: EB1 Araucária, EB1 Abade de Mouçós, EB1 Timpeira e EB1 Árvores.

Este projeto destina-se a crianças do pré-escolar e alunos do 1º ciclo do ensino básico, da rede pública do concelho de Vila Real, independentemente de beneficiarem ou não de algum tipo de escalão de abono ou de estarem a frequentar os serviços de apoio à família.

CALENDARIZAÇÃO DE ATIVIDADES

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.