Foi aprovado, pelo Ex. Mo Executivo Municipal, em reunião do dia 31 de outubro de 2022, o tema a ser debatido na Assembleia Municipal Infantil, do corrente ano letivo 2022/2023. O tema proposto foi “Vila Real 2030”:
- Como será Vila Real em 2030?
- Como estaremos até lá?
- Terão sido superadas as dificuldades que advieram dos anos que vivemos em pandemia?
- Pretende-se, na Assembleia Municipal Infantil, o debate de ideias relativas ao que os alunos acham/pretendem que seja a nossa cidade em 2030, nos mais diversos assuntos, aqueles que eles achem mais pertinentes.
Este ano letivo a Assembleia Municipal Infantil será realizada no dia 24 de maio, no Teatro Municipal de Vila Real, pelas 14 horas.
Anualmente, o Município de Vila Real promove a realização de um Desfile de Carnaval com a participação de crianças e alunos dos estabelecimentos de educação e ensino da rede pública e da rede privada e cooperativa do concelho de Vila Real.
Realiza-se, habitualmente, na quinta-feira anterior ao Domingo de Carnaval, e conta sempre com a participação ativa de cerca de dois milhares de foliões: crianças, adolescentes, jovens e adultos. Sim, porque muitas das assistentes operacionais, dos(as) docentes, particularmente do 1º ciclo do ensino básico) e das educadoras de infância também se fantasiam para “brincar ao entrudo”, como se dizia antigamente!
O Município de Vila Real, através do Programa Monitedu, criou, sistematizou e implementou um conjunto de regras, procedimentos e metodologias, com vista a um melhor funcionamento e a uma adequada monitorização e avaliação do serviço de Almoço, das Atividades de Animação e de Apoio à Família (AAAF) nos Jardins-de-infância e da Componente de Apoio à Família (CAF) nas escolas do EB1 da rede pública do concelho de Vila Real, envolvendo em todo este processo outros intervenientes, em particular as Direções dos Agrupamentos de Escolas Diogo Cão e Morgado Mateus e as Direções das Associações de Pais e Encarregados de Educação dos referidos Agrupamentos de Escolas. Dado que o bom funcionamento do Serviço de Almoço, quer nos Jardins de Infância quer nas Escolas do EB1, é de extrema importância, definem-se como níveis de intervenção, respetivos intervenientes e ações a desenvolver, no âmbito da supervisão e monitorização deste serviço, os seguintes:
1º Nível: O (A) Coordenador(a) de estabelecimento de educação e ensino / docente responsável / docente titular de turma/ grupo:
• Supervisiona e monitoriza, sempre que considera necessário, o funcionamento do serviço de almoço e comunica à Direção do Agrupamento de Escolas as situações que considerar anómalas e que não for possível resolver, no âmbito das respetivas competências;
2º Nível: Serviços Técnicos da Divisão de Educação, Desporto e Juventude:
• Efetuam, periodicamente e no período de almoço, visitas aos refeitórios, para efeitos de observação do respetivo funcionamento e das condições materiais e outras existentes, devendo elaborar um relatório da visita, a ser presente ao Vereador do Pelouro de Educação e Ensino.
3º Nível: Nutricionista do Município de Vila Real e responsável da empresa prestadora do serviço de refeições em Vila Real:
• Procedem, periodicamente e simultaneamente, ao acompanhamento da confeção, embalamento, transporte, empratamento e consumo das refeições nos respetivos locais, devendo a Nutricionista elaborar relatório e enviá-lo ao Vereador do Pelouro de Educação e Ensino;
4º Nível: Comissão de Acompanhamento do Serviço de Almoço, constituída por:
-1 Representante do Município de Vila Real (Técnica Superior de Educação);
-1 Representante do Município de Vila Real (Nutricionista);
-1 Representante da empresa prestadora do serviço de refeições;
-1 Representante da Direção de cada Agrupamento de Escolas;
-1 Representante de cada Associação de Pais e Encarregados de Educação dos Agrupamentos de Escolas;
-1 Representante de Pais e Encarregados de Educação do estabelecimento de educação e ensino visitado.
Esta Comissão de Acompanhamento procederá a visitas regulares aos refeitórios Escolares, tendo como principal objetivo a observação direta e guiada do serviço de almoço e a sua organolética.
No final de cada período letivo, realizar-se-á uma reunião de avaliação sobre o funcionamento das AAAF, da CAF e do Serviço de Almoço. Nesta reunião deverão participar:
- O Vereador do Pelouro da Educação e Ensino, que preside;
- O elemento do Gabinete de Apoio à Vereação, com intervenção na área da educação;
- As Diretoras dos Agrupamentos de Escolas, que se podem fazer representar;
- Os Presidentes das Associações de Pais e Encarregados de Educação dos estabelecimentos de educação e ensino;
- A Nutricionista Municipal;
- A Técnica Superior de Educação;
- A Empresa prestadora do serviço de almoço.
A Mostra Escolar é uma iniciativa do Município de Vila Real, que visa dinamizar um conjunto de eventos, nomeadamente jogos, demonstrações, workshops, exposições, atividades desportivas, musicais e artísticas, culminando com atividades de animação organizadas pelos estabelecimentos escolares.
Com esta iniciativa, pretende-se a divulgação/apresentação de trabalhos, atividades e projetos dos estabelecimentos de educação e ensino junto da população vila-realense. Este projeto iniciou-se em 2014 e foi organizado pelo Município de Vila Real e os diferentes estabelecimentos de educação e ensino do concelho de Vila Real, em parceria com diversas instituições concelhias.
O Orçamento Participativo Escolar é um processo democrático participado, através do qual se pretende que todos os alunos, do 1o ciclo do ensino básico ao ensino secundário, das diversas comunidades escolares da rede pública possam decidir sobre a aplicação de parte dos recursos financeiros disponibilizados pelo Município de Vila Real, em benefício direto da mesma comunidade escolar
A Carta das Cidades Educadoras refere que “os municípios deverão exercer com eficácia as competências que lhe cabem em matéria de educação. Qualquer que seja o alcance destas competências, elas deverão prever uma política educativa ampla, com caráter transversal e inovador, compreendendo todas as modalidades de educação formal, não formal e informal, assim como as diferentes manifestações culturais, fontes de informação e vias de descoberta da realidade que se produzem na cidade.”
Neste sentido, é elaborado e apresentado, anualmente, a toda a comunidade educativa, o Plano Municipal de Atividades Educativas (PMAE), organizado por áreas temáticas, nomeadamente o Ambiente e a Mobilidade, a Cultura, o Desporto, a Educação, a Juventude e a Proteção Civil.
Pretende-se que o PMAE constitua uma importante ferramenta de articulação entre o Município de Vila Real e os diferentes estabelecimentos de educação e ensino, facilitando, desta forma a divulgação, a operacionalização e avaliação da oferta educativa do Município de Vila Real.
O Município de Vila Real criou um Prémio Municipal de Mérito Escolar, complementar aos eventuais apoios sociais já atribuídos pela Administração Central e associado ao mérito escolar, para apoiar financeiramente os alunos dos diversos níveis de ensino, quer sejam indivíduos isolados ou inseridos em agregado familiar, comprovadamente carenciados, e residentes no concelho de Vila Real.