Teve lugar no passado dia 18 de maio, no Museu da Vila Velha, a 2ª Assembleia Municipal Infantil, um projeto da Câmara Municipal e da Assembleia Municipal de Vila Real que pretende incentivar o interesse, desde os primeiros anos de escolaridade, pelo exercício dos direitos e deveres de cidadania, desenvolver capacidades de intervenção cívica e política, fortalecer a capacidade de argumentação e defesa das convicções, bem como a promoção de valores, destacando a tolerância, respeito pela diferença de opinião e pela vontade da maioria.
O tema debatido foi a “Igualdade de Género” e envolveu, à semelhança do ano letivo anterior, alunos dos 3º e 4º anos de escolaridade, dos Agrupamentos de Escolas Diogo Cão e Morgado de Mateus e das Instituições Privadas, Colégio N. S. da Boavista, Colégio Moderno de S. José e Instituto Jean Piaget, num total de 48 participantes, que apresentaram uma proposta por escola, com medidas a implementar relacionadas com o tema acima referido.
As medidas propostas pelos deputados passaram pela eliminação de linguagem que perpetue valores de género, dinamização de ações de sensibilização e palestras, implementação do dia da igualdade de género, criação de equipas multidisciplinares nas escolas, aceitação das características físicas e psicológicas dos outros, igualdade de oportunidade no acesso a carreiras, eliminação de desigualdades salariais entre homem e mulher, gravação de nomes de personalidades femininas nas ruas, participação de meninos e meninas nas modalidades desportivas tradicionalmente praticadas por um dos sexos, entre outras.
Estas propostas foram acolhidas e registadas pelo Vereador do Pelouro da Educação, José Maria Magalhães, que presidiu a esta sessão da Assembleia Municipal Infantil, e serão tidas em conta no âmbito das políticas municipais de igualdade do Município de Vila Real.
Recorde-se que estes jovens “deputados” tiveram a oportunidade de participar na sessão solene da Assembleia Municipal Comemorativa do 25 de Abril, onde puderam contactar de perto com os deputados municipais e restantes membros deste órgão autárquico e perceber o seu modo de funcionamento, experiência que lhes serviu para prepararem a sua própria sessão.
2ª EDIÇÃO DA ASSEMBLEIA MUNICIPAL INFANTIL DEBATEU IGUALDADE DE GÉNERO
Notícias
Acessos: 3157