MUNICÍPIO DE VILA REAL APRESENTA O PROJETO VILA REAL MEDIEVAL: ROTEIROS E CIRCUITOS DO PATRIMÓNIO

No passado dia 28 de novembro, o Município de Vila Real apresentou, na Biblioteca Municipal, o projeto Vila Real Medieval: Roteiros e Circuitos do Património, que foi alvo de uma candidatura ao Programa de Valorização Económica de Recursos Endógenos do Douro (PROVERE DOURO).

A Câmara Municipal, consciente da importância e da raridade do património medieval existente, tomou a iniciativa de incluir no Plano Estratégico Municipal de Cultura – Vila Real 2023 um Eixo estruturante, na área do Património.  Mara Minhava, vereadora com o pelouro da Cultura, explicou que “o projeto Vila Real Medieval teve, essencialmente, duas grandes partes. Por um lado, desenvolver um conjunto de ações e iniciativas que permitam salvaguardar o património medieval e a história da região, fomentando o seu conhecimento e potenciando a sua visitação, e uma vertente de natureza mais infraestrutural”.

Parte do património foi já devidamente estudada, sendo que o resultado da investigação foi vertido no livro - Seis Calçadas Lajeadas do Concelho de Vila Real -, apresentado durante a sessão. No decorrer do projeto, foram intervencionados vários locais, de que são exemplo a Torre de Quintela, a Ponte de Piscais, a Necrópole de Arnadelo, seis calçadas lajeadas (Vila Marim, Mondrões, Adoufe e Vilarinho da Samardã, Arroios, Vila Real e Campeã), as Fontes do Calvo e do Chão e o Chafariz do Cabo da Vila que, como refere a vereadora Mara Minhava, foi classificado como Monumento de Interesse Municipal, o que permitiu torná-lo visitável e devolvê-lo à população. No que toca ao património medieval “há muito a explorar, pese embora saibamos exatamente onde e como pretendemos intervir”, declarou ainda a vereadora.

Durante a sessão, houve também oportunidade para a visualização de um vídeo demonstrativo das intervenções já realizadas e das futuras, havendo também lugar a uma apresentação de Vítor Nogueira, responsável técnico e científico do projeto, que explicou a importância e raridade do património existente nas vinte freguesias, e que vai ser alvo de um estudo e de uma intervenção, para que seja conhecido e valorizado pela comunidade.

A sessão terminou com uma palavra de valorização e incentivo por parte do Presidente da Câmara Municipal Rui Santos, que salientou a importância de se mapear e estudar o património medieval existente, tornando-o visitável e atrativo do ponto de vista turístico.

PONTO TÊXTIL DE VILA REAL | 2º ANIVERSÁRIO

No âmbito da comemoração dos dois anos do PONTO TÊXTIL DE VILA REAL, a Divisão do Ambiente organizou várias sessões de sensibilização nas escolas, com foco na circularidade dos têxteis, com o objetivo principal de dar a conhecer o Ponto Têxtil, um espaço destinado à recolha e partilha de materiais têxteis, promovendo a conscientização sobre a importância da reciclagem e do reaproveitamento de roupas e tecidos. 

Estas sessões ocorreram em plena Semana Europeia para a Prevenção dos Resíduos (EWWR 24) e as comunidades escolares da Escola Profissional do NERVIR, das Secundárias de São Pedro e Camilo Castelo Branco e a Escola EB 2,3 Monsenhor Jerónimo do Amaral, tiveram a oportunidade de conhecer o ciclo dos têxteis, da produção até ao descarte, e como a indústria têxtil pode ser mais sustentável por meio da economia circular. As palestras abordaram os desafios ambientais associados ao consumo excessivo de produtos têxteis, como o desperdício de recursos naturais e a poluição causada pelo descarte inadequado de roupas, além de destacar a importância da reutilização e reciclagem dos materiais. As sessões foram conduzidas de forma interativa, com a utilização de exemplos práticos e desafios que estimularam os jovens a refletir sobre os seus hábitos de consumo. Além disso, foram apresentados exemplos de como os têxteis podem ser transformados, seja para a criação de novos produtos ou por meio de técnicas de reutilização, incentivando a criatividade e a inovação.

Através do Ponto Têxtil de Vila Real, projeto em parceria com a To Be Green, foi possível ilustrar como as pessoas podem contribuir ativamente para a redução do impacto ambiental, com os têxteis usados para reaproveitamento. O espaço promove ainda a partilha de roupas, oferecendo uma alternativa à compra de novos itens, incentivando práticas mais sustentáveis.

O Município de Vila Real reforçou assim o seu compromisso com a educação ambiental como veículo primordial para atingir as metas que nos são impostas pela União Europeia, mostrando às gerações mais novas que a sustentabilidade não é apenas uma responsabilidade coletiva, mas uma ação diária que pode começar no próprio espaço escolar e espalhar-se pela comunidade. A implementação do Ponto Têxtil é uma das muitas iniciativas que têm demonstrado o potencial do município em criar soluções práticas para um futuro mais verde e consciente, envolvendo tod@s na construção de um Vila Real ainda mais sustentável.

Recorde-se que, na sequência das intervenções de melhoramento ao edifício da antiga Fábrica dos Diamantes, onde está instalado o Ponto Têxtil de Vila Real, este serviço foi transferido, de forma temporária, para o Edifício do Centro de Ciência, com um horário entre as 9:00h e as 17:30h.

SEMANA DA IGUALDADE 2024

Entre os dias 25 e 29 de novembro,  decorreu a Semana da Igualdade, um conjunto de atividades de sensibilização, debate, educação e desporto, pensadas pelo Município de Vila Real com o objetivo de promover a igualdade e alertar para questões sociais urgentes.

O programa da edição de 2024 da Semana da Igualdade contou com variadíssimas ações, de que são o exemplo as celebrações do Dia Internacional para a Eliminação da Violência contra as Mulheres, que teve lugar a 25 de novembro, e o IX Seminário da Igualdade, a 26 do mesmo mês, onde a plateia teve oportunidade de assistir a um debate rico e inspirador de especialistas, representantes locais e o público sobre Desafios e Boas Práticas, discutindo estratégias inovadoras para a promoção da igualdade.

A Mostra da Igualdade também regressou aos Claustros da Câmara Municipal, no dia 27 de novembro, com os alunos e alunas da Escola Secundária Camilo Castelo Branco a exibirem trabalhos criativos e reflexivos sobre o tema.

Os dias 28 e 29 foram dedicados à criação de relações saudáveis e solidárias, com a ação Construir Vínculos, e ao Jogo da Igualdade, que juntou estudantes de várias escolas, reforçando a importância do desporto como ferramenta de integração social. No decorrer de toda a semana, o Espaço Igualdade foi também anfitrião da exposição A História Delas, que destaca figuras femininas marcantes da história, inspirando os visitantes com as suas conquistas e trajetórias de superação.

Mara Minhava, Vereadora com o Pelouro da Ação Social e da Igualdade, referiu que “promover a igualdade não é apenas um compromisso que deixámos fixado no Plano Municipal para a Igualdade e a não Discriminação, é uma verdadeira transformação que começa em cada gesto, em cada tomada de decisão, e é, em última análise, a base para a construção de uma sociedade que se quer democrática, inclusiva e plural”.  O Município de Vila Real continua assim empenhado na criação de uma sociedade mais justa e inclusiva, reforçando o compromisso com a igualdade em futuras ações.

PRÉMIOS NACIONAIS DE EDUCAÇÃO

O Município de Vila Real foi distinguido, em Oeiras, no dia 26 de novembro, com uma menção honrosa (2º lugar na categoria Ambiente e Sustentabilidade), com o seu campo de férias “Corgo são. Bila Sã”, aos Prémios Nacionais de Educação.

O prémio é atribuído, anualmente, pela Betweien, Lda., numa cerimónia que distingue, por mérito ou louvor, Municípios, Escolas ou Instituições, com trabalho reconhecido e com impacto positivo no território, no âmbito da Educação. A Divisão do Ambiente do Município de Vila Real tem vindo a desenvolver projetos na área da preservação do ambiente, promoção da biodiversidade, da economia circular, da comunicação de sustentabilidade e da educação ambiental, entre outros, alguns reconhecidos a nível nacional e internacional porque apresentam um caráter inovador e consistente na mensagem e de elevado potencial de replicabilidade.

Segundo o Vice Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Alexandre Favaios : “Este prémio atribuído ao campo de férias “Corgo são. Bila Sã”, que já concluiu a sua 3º edição ,e que é dirigido a tod@s @s jovens em idade escolar, de forma a promover uma cidadania ativa e interventiva na área do desenvolvimento sustentável, a capacitá-l@s para a proteção dos recursos naturais, com especial enfoque na água, desde logo pela envolvência do rio Corgo, focado na transmissão de noções de preservação do território como vetor de qualidade de vida e saúde da população , vem reafirmar a aposta estratégica vencedora nas metodologias inovadoras de educação ambiental que temos vindo a desenvolver, na área do ambiente e não só”.

Com este prémio, o Município de Vila Real fica inscrito na Rede dos Prémios Nacionais de Educação. Esta rede pretende ser uma plataforma de divulgação e organização de oportunidades para as entidades que desenvolvem projetos na área da educação, disponibilizando aos seus associados, durante todo o ano civil, um Plano Formativo de Ações Online, um Encontro Anual para partilha de experiências, seminários, entre outros eventos que possam acrescentar valor ao trabalho que realizam.

ANDRÃES VAI RECEBER UM NOVO ESPAÇO DO CIDADÃO

No próximo dia 2 de dezembro será aberto ao público, um novo Espaço do Cidadão, na Junta de Freguesia de Andrães. Aberto 7 horas por dia, o Espaço Cidadão de Andrães será um ponto de atendimento que reúne serviços de diferentes entidades num único balcão, fornecendo  acesso a inúmeros serviços da administração central, local e de entidades privadas que prestam serviços de claro interesse público.

Neste novo balcão poderá, por exemplo, tratar da sua Carta de Condução, solicitar nova senha ou uma caderneta predial junto da Autoridade Tributária, apresentar despesas junto da ADSE, tratar de assuntos relativos a emprego e formação profissional, alterar a morada do Cartão de Cidadão, solicitar o Cartão Europeu de Seguro de Doença ou realizar os serviços e-fatura, entre muitos outros.

Para Jorge Alves, Presidente da Junta de Freguesia de Andrães, esta é uma ótima notícia numa altura em que freguesia regista um aumento de movimento e de pessoas, alguma dela estrangeira, permitindo ainda que a população residente mais envelhecida possa usufruir dos serviços sem que tenha que se deslocar a Vila Real. Além do novo Espaço Cidadão, está também prevista a criação de um curso de português para a população estrangeira, num esforço de uma mais rápida integração.

O Presidente da Câmara Municipal vê com bons olhos a criação deste novo espaço numa freguesia onde está a ser construída uma grande parte da nova Zona Empresarial e onde já está instalado o Regia Douro Park, servindo de forma mais rápida e próxima os residentes, os emigrantes que regressam nas férias e todos aqueles que ali trabalham.

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.