BOLSA DE ESTUDO PARA FREQUÊNCIA DE CURSO DE LÍNGUA ALEMÃ EM OSNABRÜCK 2025

O Município de Vila Real, a cidade irmã de Osnabrück e a Universidade de Ciências Aplicadas de Osnabrück oferecem uma bolsa de estudo a um cidadão vila-realense para frequentar um curso de língua alemã.

A 33ª Escola Internacional de Idiomas de Verão decorrerá em Osnabrück, entre 18 de agosto e 15 de setembro de 2025, contemplando 90 aulas de ensino e estudo intensivo. Depois das aulas há a possibilidade, à tarde ou nos fins-de-semana, de assistir a apresentações, participar em visitas a empresas, eventos desportivos, convívios e excursões. No final do curso haverá ainda uma visita guiada de 4 dias a Berlim.

Esta bolsa destina-se a estudantes e profissionais, com idade igual ou superior a 18 anos, que queiram aprender ou aperfeiçoar a língua alemã, em diferentes vertentes de especialização, designadamente alemão geral, técnico e económico. Para a candidatura não é obrigatório ter conhecimentos básicos da língua alemã.

Os custos do curso, estadia e seguro de saúde ficam a cargo das entidades alemãs. A viagem é paga pela Câmara Municipal de Vila Real. A decisão sobre a concessão das bolsas é da exclusiva responsabilidade da comissão de análise de candidaturas da Universidade de Osnabrück e será tomada até ao final do mês de maio de 2025.

Os interessados devem enviar as suas candidaturas até ao dia 31 de março de 2025, preferencialmente via email para: Este endereço de email está protegido contra piratas. Necessita ativar o JavaScript para o visualizar.

REGULAMENTO

FORMULÁRIO

CREACTIVITY REGRESSOU A VILA REAL

De 3 a 7 de fevereiro, Vila Real foi anfitriã do autocarro itinerante Creactivity, da Fundação “La Caixa”. A edição de 2025 da iniciativa recebeu 564 pessoas, um número bem superior ao ano transato e os participantes tiveram a oportunidade de explorar diferentes atividades interativas e educativas.

Sob a orientação de um monitor, os alunos enfrentaram desafios concretos, investigaram soluções, improvisaram e trabalharam em grupo. O projeto, inspirado no movimento Tinkering do Exploratorium de San Francisco, incentiva a criatividade, o pensamento crítico e a aprendizagem através da experimentação.

Alexandre Favaios, Vice-Presidente da autarquia vila-realense, visitou o espaço e assistiu a algumas das atividades desenvolvidas, testemunhando o entusiasmo e curiosidade dos alunos perante os desafios que lhes foram apresentados.

MUNICÍPIO VAI REQUALIFICAR EB1 DE VENDAS DE CIMA

O Município de Vila Real aprovou, em Reunião de Câmara, a abertura do Concurso Público para execução de empreitada para a Requalificação da EB1 de Vendas de Cima, localizada na Freguesia da Campeã, numa intervenção orçada em cerca de 560 mil euros e que se estima que esteja concluída ao fim de 12 meses.

A escola passará a contar com valências de que, até agora, não dispunha, tornando-a mais moderna e adaptada às exigências atuais, com intervenções profundas no seu interior e área envolvente.

Alexandre Favaios, Vice-Presidente da Câmara Municipal, afirmou que “o Município de Vila Real jamais deixará de empenhar-se em proporcionar aos alunos as melhores condições para o seu desenvolvimento educativo”. O autarca destacou ainda, com imenso orgulho, que, após três anos de trabalho e dedicação, todos os compromissos assumidos na mais recente revisão da Carta Educativa foram plenamente concretizados, garantindo um futuro melhor para as crianças do 1º Ciclo e Ensino Básico.

MUNICÍPIO VAI REQUALIFICAR E AMPLIAR EB1 E JI DE VILA SECA

O Município de Vila Real aprovou, em Reunião de Câmara, a abertura do Concurso Público para execução de empreitada para a Requalificação e Ampliação da EB1 e JI de Vila Seca, localizada na União de Freguesias de Adoufe e Vilarinho de Samardã, numa intervenção orçada em cerca de 1 milhão e 400 euros e que se estima que esteja concluída ao fim de 18 meses.

A escola, que hoje conta com duas salas de aula dedicadas ao 1º Ciclo e uma de pré-escolar, passará, após a requalificação e ampliação do espaço a contar com 4 salas de 1º ciclo e uma de Pré-escolar e contará com valências adicionais das quais, aos dias de hoje, não dispõe.

Esta empreitada virá não só melhorar as condições do espaço educativo, mas também, através do aumento de oferta,  combater a existência de turmas mistas no nosso território.

Alexandre Favaios, Vice-Presidente da Câmara Municipal, referiu que “é e será sempre prioridade do Município de Vila Real fornecer aos alunos as melhores condições para que desenvolvam a sua aprendizagem”, assinalando ainda que” é com muito orgulho que vemos cumpridos, ao fim de 3 anos, todos os compromissos assumidos na mais recente revisão da Carta Educativa, no que ao 1º Ciclo e Ensino Básico diz respeito”.

𝐖𝐓𝐓 𝐘𝐨𝐮𝐭𝐡 𝐂𝐨𝐧𝐭𝐞𝐧𝐝𝐞𝐫 𝐕𝐢𝐥𝐚 𝐑𝐞𝐚𝐥

Vila Real prepara-se para receber, pela quinta vez consecutiva, o WTT Youth Contender, que será realizado no Pavilhão dos Desportos, entre 17 e 20 de fevereiro de 2025.

O torneio reunirá 180 atletas de 27 países, que competirão nas categorias sub11, sub13, sub15, sub17 e sub19. Este evento faz parte do circuito de jovens da Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF) e teve sua estreia mundial em 2021, durante a pandemia da Covid-19.

Portugal contará com uma forte presença na competição, com 52 jogadores (31 masculinos e 21 femininos) e 14 treinadores. As disputas incluem provas individuais em todas as categorias, além de duplas mistas para sub15 e sub19.

O cronograma do torneio divide as competições ao longo dos quatro dias. Nos dias 17 e 18, acontecem os jogos de singulares sub13 e sub17; nos dias 18 e 19, as disputas de pares mistos sub15 e sub19; e, nos dias 19 e 20, os jogos individuais das categorias sub11, sub15 e sub19.

Alexandre Favaios, Vice-Presidente da Câmara Municipal, em conferência de imprensa, mostrou enorme satisfação por ver o evento regressar a Vila Real, numa competição recheada de jovens talentos protagonizando intensas disputas mas, acima de tudo, valorizando a prática e a formação desportivas. O autarca aproveitou ainda para agradecer à Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e à Associação de Ténis de Mesa de Vila Real, afirmando que, sem o seu envolvimento, o evento não seria possível, e acrescentou que “para Para Vila Real, receber uma prova desta dimensão é uma grande honra. A modalidade tem tido um franco crescimento ao nível nacional, o que se tem refletido nos clubes vila-realenses, com resultados dignos de registo”.

Contactos
   259308100

  geral@cm-vilareal.pt

   Avenida Carvalho Araújo
     5000-657 Vila Real
Aplicação do Município
A nossa aplicação está disponível para IOS e ANDROID
Informações

Publish the Menu module to "offcanvas" position. Here you can publish other modules as well.
Learn More.