Vila Real prepara-se para receber, pela quinta vez consecutiva, o WTT Youth Contender, que será realizado no Pavilhão dos Desportos, entre 17 e 20 de fevereiro de 2025.
O torneio reunirá 180 atletas de 27 países, que competirão nas categorias sub11, sub13, sub15, sub17 e sub19. Este evento faz parte do circuito de jovens da Federação Internacional de Ténis de Mesa (ITTF) e teve sua estreia mundial em 2021, durante a pandemia da Covid-19.
Portugal contará com uma forte presença na competição, com 52 jogadores (31 masculinos e 21 femininos) e 14 treinadores. As disputas incluem provas individuais em todas as categorias, além de duplas mistas para sub15 e sub19.
O cronograma do torneio divide as competições ao longo dos quatro dias. Nos dias 17 e 18, acontecem os jogos de singulares sub13 e sub17; nos dias 18 e 19, as disputas de pares mistos sub15 e sub19; e, nos dias 19 e 20, os jogos individuais das categorias sub11, sub15 e sub19.
Alexandre Favaios, Vice-Presidente da Câmara Municipal, em conferência de imprensa, mostrou enorme satisfação por ver o evento regressar a Vila Real, numa competição recheada de jovens talentos protagonizando intensas disputas mas, acima de tudo, valorizando a prática e a formação desportivas. O autarca aproveitou ainda para agradecer à Federação Portuguesa de Ténis de Mesa e à Associação de Ténis de Mesa de Vila Real, afirmando que, sem o seu envolvimento, o evento não seria possível, e acrescentou que “para Para Vila Real, receber uma prova desta dimensão é uma grande honra. A modalidade tem tido um franco crescimento ao nível nacional, o que se tem refletido nos clubes vila-realenses, com resultados dignos de registo”.