Vila Real assinala, no próximo dia 20 de julho, noventa anos na condição de Cidade, uma marca a juntar aos quinhentos anos que também se assinalam este ano da outorga do Foral Manuelino que a constituiu.
No dia 20 de julho, pelas 17h00, em sessão pública solene que terá lugar como habitualmente no grande auditório do Teatro Municipal, serão agraciados com distinções honoríficas alguns Cidadãos, Empresas, Instituições e Funcionários Municipais que de alguma forma são credores desse gesto de reconhecimento por parte da Autarquia.
O programa de comemorações tem ainda outros momentos de interesse. No dia 17 de julho, sexta-feira, crianças da creche e infantário da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real, cantarão a Marcha de Vila Real nos Claustros da Câmara Municipal, pelas 10h00. Pelas 21h30, no Jardim da Carreira, a tradição cumpre-se com mais um Despique de Bandas, desta vez entre a Banda de Música de Mateus e a Banda de Música de Sanguinhedo.
Dia 18, sábado, no Largo da Capela Nova, pelas 21h30, acontecerá um encontro de Grupos de Bombos do concelho. No domingo, dia 19, Ranchos Folclóricos e Grupos de Cantares e Cavaquinhos levarão animação para as ruas da cidade – 15h00|Nossa Senhora da Conceição – 15h30|Praça Diogo Cão – 16h00|Maria da Fonte – 16h30|Largo da Capela Nova – 17h00|Largo do Pelourinho – 22h00|Praça do Município (Noite de Fado).
Na manhã de segunda-feira, dia 20 de julho, pelas 10h00, no Salão Nobre da Câmara Municipal, terá lugar a Escritura de Constituição da Confraria do Covilhete (Vila Real), subscrita pelas pastelarias/padarias aderentes. Terminada esta cerimónia, será efetuada uma visita às Exposições “Vila Real no séc.XVI” e “Covilhetes: tigelas e publicidade” patentes no Museu da Vila Velha, pelas 10h45, onde serão servidos covilhetes a acompanhar.
Pelas 15h30, no Teatro Municipal, antecedendo a Sessão Pública solene, será lançado o livro “Vila Real: Posturas Municipais Oitocentistas”.
90º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE VILA REAL A CIDADE
Notícias
Acessos: 4965