No ano letivo 2024/2025 Vila Real conta com cinco novas salas de aula de EB1. Esta necessidade de abertura de novas turmas é para o Município de Vila Real motivo de satisfação, sendo este resultado do investimento efetuado pela autarquia no setor da educação, criando as condições necessárias para resolver e acomodar todas as solicitações à medida que vão surgindo.
Vila Real orgulha-se de ser um território educativo atrativo, reflexo disso são os mais de oito mil alunos, desde o ensino pré-escolar ao ensino secundário, aos quais acrescem todos os estudantes do ensino superior que veem no concelho o seu lugar de crescimento e valorização. Alexandre Favaios, Vice-Presidente da Câmara Municipal, referindo-se ao aumento significativo da população escolar, disse estar certo que “novos desafios vão surgir, mas a concertação que existe entre o município e as direções das várias escolas é um garante que estes serão analisados e resolvidos da melhor forma, como temos feito até aqui”.
Desde os transportes escolares, passando pelas refeições, pela oferta de material didático, apoio a atividades letivas, apoio social, apoio ao funcionamento, de forma muito transversal o Município investe vários milhões de euros, anualmente, na educação e nas escolas com recurso a uma gestão rigorosa do erário público que torna Vila Real um município exemplar no que toca ao apoio à comunidade educativa.
Este arranque de ano letivo fica ainda marcado pela abertura de mais uma escola pública, mais concretamente de ensino artístico, o Conservatório de Vila Real. Será certamente uma enorme mais-valia para este território pois é a única escola deste género no interior do país.
Alexandre Favaios, neste início de mais um ano escolar deixou ainda “um apontamento de natureza mais pessoal, para enaltecer as direções das escolas que até hoje foram sempre parte da solução.”