Decorreu, no passado dia 19 de setembro, o arranque da iniciativa #EUtreetag, um projeto europeu que acontece em mais de 200 locais por toda a Europa, etiquetando árvores de forma a chamar a atenção para a sua importância, especialmente das árvores de grande porte.
As etiquetas contêm informações sobre os serviços prestados por uma árvore específica: a quantidade de poluição atmosférica que a árvore capta, a quantidade de oxigénio que a árvore fornece ou a quantidade de água da chuva que a árvore retém. Quanto maior for a copa da árvore, maiores serão os serviços que a árvore presta.
Foram selecionadas para entrar na campanha deste ano, 16 árvores por terem um grande valor para a comunidade , hoje e no futuro. Estas árvores fazem parte de jardins e arruamentos de Vila Real.
O pontapé de saída foi dado junto à tília da Avenida Carvalho Araújo, que, de acordo com o Vereador Adriano Sousa, responsável pelo pelouro do Ambiente, “é um excelente exemplo, pelo que estamos satisfeitos por ter conseguido mantê-la no âmbito das obras de requalificação. De acordo com o autarca, existe no Município de Vila Real uma preocupação com as árvores em espaço urbano, não só com a manutenção mas também com a necessidade da correta colocação, não pondo em causa a circulação pedonal, referindo ainda que “a Câmara Municipal está atenta ao espaço verde arbóreo, tentando mantê-lo e, se possível, aumentá-lo”.
Mafalda Vaz de Carvalho, dirigente da Divisão do Ambiente, salientou o facto da iniciativa ser aberta a toda a população podendo, através do site da campanha, submeter uma fotografia de uma árvore que para si tenha relevância, passando a mensagem de que as árvores são importantes para as pessoas, no meio em que as pessoas vivem.