No próximo dia 28 de março Vila Real voltará a viver as emoções da paixão de Cristo, com a apresentação da segunda edição da VIA DOLOROSA, uma iniciativa promovida pelo Município, com o apoio da Filandorra e dos Coros Marco Aurélio.
Depois do enorme sucesso alcançado com a primeira edição DA VIA DOLOROSA, que integra a programação da Semana Santa, a autarquia Vila-realense aposta fortemente na afirmação e consolidação deste grande evento que associa a vivência religiosa da Semana Santa à comemoração do Dia Nacional dos Centros Históricos. Recorde-se que em 2017 centenas de pessoas acompanharam, pelas ruas do centro histórico, os vários episódios dos últimos dias da vida de Cristo.
Com esta iniciativa o Município de Vila Real pretende tirar partido de uma época do ano que não é particularmente forte em termos turísticos e que muito tem a ganhar com a realização deste género de eventos que aliam a religiosidade à cultura promovendo-se a criação de uma tradição que irá atrair, para além dos locais, a atenção dos turistas, particularmente oriundos da vizinha Espanha. Para uma maior divulgação desta iniciativa o Município investiu na produção de um vídeo promocional que está a passar nos voos de longa duração da TAP e na Rede de Expressos Portugal/Espanha.
A Via Dolorosa percorrerá as ruas do centro histórico da cidade, com a dramatização de 16 quadros em espaços do património cultural e religioso, como a Sé Catedral, Museu da Vila Velha, Largo da Capela Nova, entre outros locais emblemáticos do centro histórico da cidade, terminando junto às cruzes da Igreja do Calvário. Este projeto envolve cerca de 100 pessoas entre atores profissionais, elementos dos Coros Marco Aurélio e figurantes populares.