O Presidente da Câmara Municipal de Vila Real, Rui Santos, e o vereador José Maria Magalhães participaram, entre os dias 22 a 25 de agosto, nas comemorações do 10º Aniversário da Geminação Vila Real / Mende (França).
Esta visita que assinalou os 10 anos da relação de geminação entre os dois municípios proporcionou, também, o primeiro contacto oficial entre os dois novos chefes destes executivos municipais.
Rui Santos aproveitou a ocasião para realçar a importância de difundir uma nova e maior dinâmica às geminações de Vila Real, aprofundando os intercâmbios culturais que vêm existindo, mas que explore também outras dimensões, direcionadas para a economia, criação de emprego, de riqueza e desenvolvimento de mercados e redes transnacionais, tirando-se proveito da relação de proximidade e amizade para criar valor acrescentado para as populações. O edil vila-realense frisou, ainda "acredito que a multiculturalidade e complementaridade da nossa rede de cidades geminadas poderá ter um papel importante nesta questão".
O Gabinete Municipal de Apoio ao Emigrante foi também mencionado no discurso proferido, na Cerimónia do 10º Aniversário da Geminação Vila Real - Mende, como um compromisso cumprido. Com o seu recente lançamento sob o lema "Consigo na partida, ao seu lado no regresso", procura-se dar resposta a todas as solicitações dos cidadãos espalhados pelo mundo, ou que regressem à sua terra de origem.
Vila Real fez-se, ainda, representar nestas comemorações através da presença do Grupo de Cantares ALEU que animou diversos momentos do programa levando um pouco da nossa cultura popular à comunidade residente em Mende em especial à comunidade portuguesa que representa 10% da população total.
Refira-se, a título de curiosidade que, as relações de amizade e cooperação entre Vila Real e Mende foram oficializadas em Mende, em 21 de Agosto de 2004, com a assinatura do Protocolo de Geminação, ratificado a 17 de Outubro do mesmo ano, em Vila Real.