No dia 21 de março, para assinalar o Dia Mundial da Árvore, o Município de Vila Real com a Equipa do Centro de Ciência e em parceria com o Professor Dr. António Crespi, aceitaram o desafio da Escola Secundária São Pedro para fazer a plantação de uma árvore icónica que simbolize o primeiro ano em que naquela escola se está a desenvolver o projeto Eco-Escolas, a fim da obtenção da primeira bandeira verde como reconhecimento das boas práticas, da promoção da cidadania verde e da sustentabilidade em Vila Real.
Nesta ação, o Vereador da Educação e Ensino, Alexandre Favaios, e a comunidade escolar da Escola Secundária São Pedro procederam à plantação de duas árvores, um Medronheiro (Arbutus unedo) e um Ácer-de-Montpellier (Acer monspessaulanum), uma espécie autóctone da flora duriense. Na ocasião o Vereador e Vice-Presidente da autarquia vila-realense salientou a importância do programa ECO-ESCOLAS para toda a rede escolar do concelho de Vila Real no desenvolvimento e fomento de uma educação ambiental mais consciente e para a própria sustentabilidade dos edifícios/parques escolares aproveitando para parabenizar a Escola de São Pedro pela iniciativa de aderir ao programa e assim contribuir para uma Vila Real +Sustentável.
De seguida, os alunos partilharam o trabalho de investigação sobre várias espécies existentes na escola e a equipa do Centro de Ciência de Vila Real, juntamente com o Prof. Dr. Crespi, promoveram uma pequena tertúlia sobre a importância de se assinalar este dia e sobre a influência da flora, essencialmente autóctone, no garante da qualidade de vida das populações e na mitigação das alterações climáticas.
Esta atividade serviu para reforçar a motivação de todos para dar continuidade à missão da conquista de mais bandeiras verdes para Vila Real, na convicção de que através da sensibilização e do conhecimento do valor natural do concelho, Vila Real se tornará mais sustentável.