O Dia Mundial do Ambiente, que se celebra a 5 de junho, foi a data escolhida pelo Município de Vila Real e pela Agência de Ecologia Urbana do Eixo Atlântico para fazerem a apresentação pública do trabalho sobre a Pegada do Carbono no Setor dos Transportes em Vila Real no ano de 2018. A este trabalho, que foi desenvolvido pela Agência de Ecologia Urbana do Eixo Atlântico, virá juntar-se, ainda no decorrer do corrente ano, o trabalho sobre a Pegada Ecológica nos Serviços Municipais, também da responsabilidade daquela Agência.
Nesta sessão foi ainda dada a conhecer a abordagem municipal às alterações climáticas, com a divulgação da EMAAC- Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, elaborada numa iniciativa conjunta do Município de Vila Real e da Comunidade Intermunicipal do Douro, acompanhando a Estratégia Nacional de Adaptação às Alterações Climáticas (ENAAC). Pretende-se com esta iniciativa desenvolver ações que permitam antecipar e preparar o território do concelho Vila Real para possíveis eventos climáticos que ocorram no decurso deste processo de alteração.
Esta estratégia, que contempla 26 opções de adaptação/mitigação, depois de ter sido apresentada e submetida à participação de entidades-chave, será agora submetida a discussão pública, por um período de 15 dias úteis, com início a 6 de junho, a fim de poderem ser definidas prioridades de ação.
Assim, o Município de Vila Real convida todos os Vila-realenses a participarem ativamente na definição de um plano de ação que será fundamental e decisivo para o futuro do território que a todos os vila-realenses pertence e que deverá, por isso, ser preservado também para as gerações vindouras, através do preenchimento deste formulário.
DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
Notícias
Acessos: 3005