No âmbito das celebrações dos 50 anos do 25 de Abril de 1974 decorreu, no dia 6 de maio, na Câmara Municipal, a inauguração da exposição “Memórias de uma Escola…”, na qual se recria uma sala de aula do Estado Novo. “Sala que certamente nos remete para outros tempos, felizmente, muito longínquos, mas que nos devem sempre estar presente na memória”, disse Alexandre Favaios, Vice-Presidente e Vereador da Educação e Ensino, no decorrer na inauguração desta exposição na qual marcaram presença as Direções das Escolas e elementos da Rede de Bibliotecas de Vila Real.
Na sua intervenção o Vice-Presidente salientou ainda o facto de esta sala de aula retratar, simbolicamente, a enorme evolução que a escola fez, não só no que respeita à melhoria das condições físicas e de conforto, mas sobretudo as mudanças que ocorreram no estar e no ser. “Hoje temos uma escola aberta, inclusiva, tolerante. Se há sítio onde se cultiva a democracia é, efetivamente, na escola”, concluiu.
Para além da exposição “Memórias de uma Escola…”, os claustros da Câmara Municipal acolhem ainda mais duas exposições integradas nas comemorações dos 50 anos do 25 de Abril. A exposição “#NÃO PODIAS” que relembra um conjunto de comportamentos e atitudes que eram proibidos não apenas nas escolas, mas na sociedade, e "TEMOS VOZ E UMA CANETA NA MÃO", exposição integrada na Semana da Leitura da Rede de Bibliotecas de Vila Real (RBVR). Esta exposição contou com a colaboração da ilustradora Sónia Borges que, em articulação com a RBVR, percorreu as escolas num trabalho de proximidade com os alunos que resultou na ilustração de um conjunto de mensagens sobre aquilo que a Liberdade representa para os jovens.
Estas exposições poderão ser visitadas até ao final do mês de maio.