Nos dias 19 e 20 de abril, a Escola Diogo Cão foi a anfitriã de um grupo de alunos e professores oriundos de duas escolas do Concello de Ribeira, Galiza, que se deslocaram a Vila Real no âmbito do programa de intercâmbios escolares do Eixo Atlântico.
A comitiva do Concello de Ribeira, composta por 23 alunos, três professores e uma técnica do Ayuntamiento galego, foi recebida na Câmara Municipal pelo Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Educação e Ensino, Alexandre Favaios, que lhes desejou uma boa estadia em Vila Real, e pelo diretor, professores e colegas da Escola Diogo Cão com quem irão partilhar esta experiência. Alexandre Favaios, reconhecendo o interesse e a pertinência do programa nesta ideia de Escola global, manifestou a sua satisfação com este regresso depois da pausa forçada pela pandemia. Em maio será a vez dos alunos da Escola Diogo Cão irem a Ribeira onde terão também a oportunidade de conhecerem um pouco da cultura daquele concelho galego.
Nos dois dias de estadia em Vila Real a comitiva conheceu o Centro Histórico, visitou o Palácio de Mateus, usufruiu da paisagem natural com caminhadas pelo Parque Corgo e Passadiços, ficou a conhecer diversos projetos que se desenvolvem no Agrupamento de Escolas Diogo Cão como é a sala futuro entre outras atividades que certamente lhes deixaram boas memórias.
Os intercâmbios escolares foram uma iniciativa do Eixo Atlântico que começou há mais de 20 anos, e que foi retomada, em 2018, por sugestão dos municípios de Vila Real e Santiago de Compostela. Este programa pretende sensibilizar os estudantes para a importância de viver num município integrante do Eixo Atlântico e de formar parte da Eurorregião, bem como promover a realização de experiências didáticas que potenciem o uso do município como recurso educativo.