Desceram a Av. Carvalho Araújo, em direção à Praça do Município, todas engalanadas e cheias de brio, as 19 Marchas de Santo António que na noite de 12 de junho, vésperas do dia consagrado ao santo popular, trouxeram os foliões ao centro da cidade.
O muito público que assistiu e vibrou, apesar da noite fresca que se fez sentir, não arredou pé e manteve-se “até às tantas” para ver marchar familiares e amigos, passando o calor humano e entusiasmo que os foliões sempre esperam e que afasta o “nervoso miudinho”.
A Câmara Municipal levou a cabo este ano mais uma edição das Marchas de Santo António, depois de em 2014 ter terminado com um interregno de cinco anos, contanto com a imprescindível participação e mobilização das Freguesias e associações culturais do concelho.
As Marchas de Santo António são uma tradição que se afirma na capital trasmontana e atrai um número cada vez maior de locais e turistas à procura dos momentos que aliam a música popular e a gastronomia, tão típicos das festas dos santos populares, durante todo o mês de junho.
Marchas participantes:
- CCD dos Trabalhadores do Município
- Freguesia de Folhadela
- UF de Constantim e Vale de Nogueiras
- Freguesia de Parada de Cunhos
- Freguesia de Mateus
- Freguesia de Andrães
- Freguesia de Mondrões
- Associação Mérito Rebelde
- Freguesia de Lordelo
- UF Borbela e Lamas de Ôlo
- Freguesia de Vila Real
- UF Adoufe e Vilarinho de Samardã
- UF Mouçós e Lamares
- Freguesia de Vila Marim
- Freguesia de Abaças
- Freguesia de Torgueda
- Freguesia da Campeã
- Freguesia de Arroios
- UF S. Tomé do Castelo e Justes