O Município de Vila Real procedeu, no dia 25 de setembro de 2017, à entrega das instalações onde irá funcionar a Escola de Escalada do Grupo de Montanhismo.
Este ato surge na sequência do protocolo firmado com o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), através do qual a autarquia assumiu a gestão do Parque Florestal de Vila Real. Assim, e após as necessárias obras de requalificação do Armazém do Rio no Parque Florestal, a autarquia procedeu à entrega destas instalações ao Grupo de Montanhismo de Vila Real para o desenvolvimento da sua Escola de Escalada.
Sendo a escalada uma modalidade em crescimento e considerando a falta de locais apropriados para a prática e a aprendizagem desta modalidade em condições ideais de segurança, o Município de Vila Real tornou, deste modo, possível a materialização deste projeto do GMVR que ali irá instalar uma parede de escalada em bloco, dando à Escalada uma nova dinâmica e visibilidade.
Neste mesmo dia a Câmara Municipal de Vila Real procedeu, igualmente ao abrigo do acordo estabelecido com o ICNF, à consignação da empreitada de recuperação da Casa Florestal para, após conclusão das obras, entregar aquele espaço ao Agrupamento de Escuteiros de S. Pedro com o objetivo de ali instalar a sede deste agrupamento.
Estas ações inserem-se na estratégia municipal de recuperação de um espaço verde central da cidade de Vila Real, dotando-o de condições atrativas de utilização quotidiana, nomeadamente de segurança, que através da atividade contínua destas entidades neste espaço se procura assegurar.