Iniciou ontem, dia 26 de outubro, a implementação da refeição ovolactovegetariana mensal nas escolas de pré-escolar e 1º ciclo de Vila Real. Esta refeição foi acompanhada pelas nutricionistas do município num dos Centros Escolares do concelho, tendo-se verificado uma boa aceitação por parte das crianças.
Recorde-se que a adoção desta refeição tem como objetivo alertar para a importância da redução do consumo de carne na prevenção e tratamento de doenças crónicas, assim como à diminuição da pegada ecológica, pelo que a autarquia vila-realense decidiu dar início à implementação de uma refeição por mês com estas características.
Considerando que um grande número de crianças consome a refeição de almoço em contexto escolar, a escola é um local privilegiado para lhes incutir bons hábitos alimentares, que contribuirão para uma vida longa com saúde, sensibilizando também para a sustentabilidade ambiental. De destacar que uma refeição ovolactovegetariana, quando bem planeada, fornece os nutrientes necessários para um aporte nutricional adequado.
Alexandre Favaios, Vereador do Pelouro da Educação e Ensino, referiu que a introdução desta refeição ovolactovegetariana se enquadra no compromisso do município de contribuir para a promoção de hábitos alimentares saudáveis desde a infância, sendo reconhecido que os hábitos alimentares e padrões de comportamento alimentar desenvolvidos durante este período podem persistir durante a vida adulta.