O Pitoresco e as Estátuas Vivas estão de regresso para animar a vida artística vila-realense neste mês de setembro. A 9ª edição do Pitoresco - Festival de Street Art, decorre de 12 a 15 de setembro, mantendo a parceria entre a Instantes Mutantes, o Município de Vila Real e a Junta de Freguesia de Vila Real. Na tarde de sábado do dia 14 de setembro, a 13ª edição do Festival de Estátuas Vivas, com coordenação da Quimera e do Museu da Vila Velha, junta-se ao Pitoresco com muita animação e atividades para toda a família.
Este ano o Pitoresco acrescentará “mais 4 murais à galeria a céu aberto, perfazendo um total de 46 trabalhos com forte ligação às tradições e cultura de Vila Real e da região transmontana e duriense” salientou o Presidente da Câmara Municipal, Rui Santos, acrescentando que “pelo nono ano consecutivo a parceria entre a Instantes Mutantes, o Município de Vila Real, a Junta de Freguesia de Vila Real e os nossos patrocinadores trará à cidade e à região arte, cor e muita experimentação de uma forma pitoresca”.
Para além dos 4 murais, o Pitoresco contará com dois worshops, duas exposições e a iniciativa Arte Fora da Caixa. Sentido de Comunidade, Biodiversidade do Corgo, Heitor Cramez, mural pintado pela artista vila-realense Madalena Pinto, e os 50 Anos do 25 de Abril, painel patrocinado pela Freguesia de Vila Real, são os temas retratados nos murais a serem criados nesta 9ª edição. Mara Minhava, Vereadora da Cultura, sublinhou a preocupação do município “em valorizar artistas locais e o cuidado de homenagear gentes da terra através da arte e da pintura”. O Presidente da Freguesia de Vila Real, Francisco Rocha, referiu que a Freguesia de Vila Real escolheu como tema para o seu mural “os 50 anos do 25 de Abril e aquilo que estes cinquenta anos de Abril nos dizem - Liberdade, e achámos bem que a capital do nosso distrito que é Vila Real perpetuasse por mais tempo aquele que é um marco indelével na nossa história coletiva”.
Destaca-se também o concurso de Estátuas Vivas, que decorrerá entre as 15h00 e as 18h30, contando com 13 artistas, dois dos quais estrangeiros, que darão corpo a 10 estátuas, sendo as três melhores escolhidas com a ajuda do voto do público, como salientou Mara Minhava. O Festival de Mini-Estátuas está também de regresso à Vila Velha, com o tema “A Natureza”. A animação será ainda garantida com um espaço dedicado às crianças com insufláveis, pinturas faciais, entre outras atividades que serão certamente do agrado dos mais pequenos. “Temos aqui dois projetos que valorizam a chamada “arte da quietude”, cada vez mais central nas artes urbanas, que tem conquistado a atenção de diferentes públicos, promovendo a diversificação cultural”, concluiu a Vereadora.