O Município de Vila Real candidatou o projeto “Corgo São. Bila sã” ao prémio Cidades Educadoras 2024. O Prémio Cidades Educadoras tem como objetivo reconhecer e dar visibilidade internacional ao trabalho realizado pelas Cidades Educadoras, bem como dar destaque às melhores práticas que podem inspirar outras cidades na construção de mais projetos de educação ambiental. O Prémio será atribuído a três experiências inovadoras de três diferentes cidades-membro, subordinadas ao tema “Educação Baseada em Valores”.
Alexandre Favaios, Vice-presidente e Vereador da Educação e Ensino, referiu que “a Educação desempenha um papel fundamental na consciencialização para as questões ambientais, pelo que desenvolver projetos nesta área e promover a partilha desses valores e boas práticas é essencial para a construção das Cidades Educadoras”.
Inteiramente dedicado à Educação Ambiental, o Campo de Férias “Corgo são. Bila sã” pretende alertar para a importância dos recursos naturais, em especial a água e o Rio Corgo, focando-se, nomeadamente, nas questões diretamente ligadas ao ciclo urbano da água como forma de promoção de comportamentos sustentáveis no seu uso e encaminhamento.
Os jovens participantes, com idades compreendidas entre os 10 e os 18 anos, são desafiados para, de uma forma lúdica e descontraída, realizarem um conjunto de atividades pedagógicas que contribuirão para a sua capacitação ambiental. O campo de férias, totalmente gratuito, decorre nas instalações do Centro de Ciência, Parque Corgo e Agência de Ecologia Urbana.
O projeto “Corgo são. Bila sã” enquadra-se na estratégia de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Vila Real. Desde a abertura do Centro de Ciência de Vila Real, em 2015, o município tem procurado despertar o interesse pelas ciências naturais, promovendo o espírito científico e criativo e contribuindo para incentivar a cidadania face ao mundo natural que nos rodeia, disponibilizando ao longo do ano letivo um programa diversificado de atividades, permitindo a consolidação do conhecimento das áreas curriculares. A estratégia de Educação Ambiental da Câmara Municipal de Vila Real passa também pela gestão do edifício da Agência de Ecologia Urbana, centrado nos valores naturais do Rio Corgo, com a existência de um moinho de água, duas exposições permanentes e um auditório para seminários e encontros temáticos.