Na sequência do convite do Vereador do Pelouro da Educação e Ensino, Alexandre Favaios, o Provedor do Cidadão com Deficiência ou Incapacidade, Márcio Martins, no passado dia 19 de julho teve a oportunidade de visitar, no Centro Escolar das Árvores, o Campo de Férias Geração IN. Esta visita teve como objetivo dar a conhecer esta resposta do município para as férias das crianças com necessidades educativas específicas, assim como recolher eventuais sugestões de melhoria.
O vereador da Educação e Ensino do município de Vila Real disse que este campo de férias visa garantir uma resposta que inclua todos os alunos, independentemente da sua condição e nível de desempenho destacando, nomeadamente, os momentos de interação e o contacto entre as crianças e jovens dos campos de férias Geração IN e Verão em Movimento, como foi possível verificar no decorrer desta visita. Estes momentos de interação são pensados de forma equitativa para ir de encontro ao bem-estar de todos respeitando as características individuais.
Márcio Martins sublinhou a pertinência deste projeto que considera importante para estas crianças e para as suas famílias, particularmente neste período de pausa letiva onde a oferta para ocupação dos tempos livres é limitada. Destacou ainda a componente inclusiva do projeto e a interação entre os dois campos de férias que, como referiu, serve para quebrar preconceitos e mudar mentalidades.
Musicoterapia, dança, boccia, atividades assistidas por cães, atividades lúdicas em meio aquático, insufláveis, entre outras, são algumas das atividades proporcionadas pelo Campo de Férias Geração IN que abrange cerca de 15 crianças por turno, com idades compreendidas entre os 6 e os 18 anos. As crianças são acompanhadas em permanência pelos assistentes operacionais que trabalham com elas o resto do ano, por uma animadora sociocultural e, em termos técnicos, por recursos humanos da APC Vila Real e da APPACDM de Sabrosa, o que permite a segurança e o enquadramento adequado de todas as atividades.
Recorde-se que o Campo de Férias Geração IN é um projeto que pretende criar uma resposta efetiva de férias para todos os alunos com algum tipo de necessidade específica abrangidos pelas medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão. Pretende-se que as crianças e jovens possam participar em atividades de carácter diferenciado, tendo em conta as suas especificidades e o seu nível de desempenho individual. As atividades têm um caráter lúdico, desportivo, de lazer e cultural, e são estruturadas para ocupar de forma divertida os dias destas crianças, possibilitando experiências e sensações de Verão que dificilmente irão esquecer.