No ano letivo 2024/2025, o Município de Vila Real, em colaboração com a empresa fornecedora de refeições (GERTAL), irá disponibilizar duas refeições ovolactovegetarianas por mês nas escolas públicas de ensino Pré-escolar e 1º ciclo, após o sucesso registado no ano anterior em que foi introduzido um prato ovolactovegetariano mensal.
Esta medida pretende sensibilizar a comunidade para os benefícios da redução do consumo de carne para a saúde, contribuindo para a prevenção de doenças como a obesidade, problemas cardiovasculares e outras condições, para além da redução da pegada ecológica.
As refeições ovolactovegetarianas garantem o fornecimento de todos os nutrientes necessários para o crescimento e desenvolvimento das crianças, proporcionando uma dieta completa e variada em meio escolar.
De destacar que a adoção de hábitos alimentares saudáveis na idade escolar é fundamental para promover a saúde ao longo de toda a vida. O Vice-Presidente da autarquia vila-realense, Alexandre Favaios, frisou “que o município continua empenhado em garantir a qualidade do serviço de refeições escolares disponibilizando ementas que vão ao encontro das necessidades nutricionais das crianças e satisfaçam, simultaneamente, as recomendações de redução da ingestão de carne com a oferta de refeições ovolactovegetarianas.”