Para assinalar o Dia Mundial do Planeta, que se celebra anualmente a 22 de abril, o Município de Vila Real promoveu, em parceria com a Escola Monsenhor Jerónimo do Amaral, quatro dias de atividades inteiramente ligadas à sustentabilidade da casa-mãe, o Planeta Terra, com o intuito de cumprir mais um passo para a obtenção da Primeira Bandeira Verde do programa Eco-Escolas, para aquela instituição.
Foram quatro dias de atividades, entre 22 e 26 de abril, onde a comunidade Escolar da Escola MJA foi convidada a refletir sobre vários temas, desde os resíduos às hortas biológicas.
No dia 22 de abril, a equipa da Divisão do Ambiente do Município de Vila Real orientou uma sessão de debate e formação dedicada aos resíduos sólidos urbanos com especial enfoque no papel de cada pessoa para o desempenho ambiental do concelho e para o alcance das ambiciosas metas da Agenda 2030, na redução necessária de produção de resíduos, mas também na urgência da retirada de materiais valorizáveis que estão erradamente a ser conduzidos para aterros, devido à não separação na origem. Foram demonstradas as possibilidades de encaminhamento correto de todo o tipo de resíduos em Vila Real.
No dia 23 de abril, a cargo do corpo docente daquela Escola, foram realizadas atividades dedicadas ao tema das Energias, sublinhando as possibilidades de desempenho através das energias limpas e quais as suas tipologias, mas também na prevenção dos consumos excessivos. No dia 24 de abril, dia dedicado ao tema da ÁGUA e em parceria com a empresa Águas do Norte, foram feitas visitas virtuais à Eta e à ETAR demonstrando o ciclo urbano da água e promovendo ações mitigadoras do impacto do consumo e descarte da água no nosso quotidiano. Para terminar a semana, no dia 26 de abril, em contacto com a terra, a Equipa do Centro de Ciência ajudou à instalação de um canteiro de plantas aromáticas, cedendo as plantas e algumas placas identificativas que foram colocadas em pequenos canteiros construídos e decorados pela comunidade escolar, reutilizando pneus de automóveis em fim de vida . Os/as estudantes fizeram ainda uma pesquisa sobre as potencialidades das plantas aromáticas e os seus benefícios para a saúde e para a biodiversidade, criando códigos QR para que qualquer pessoa que ali passe possa aceder a essa informação.
Foi uma semana intensa e que só foi possível com o inesgotável empenho da Professora Graciete Valente, responsável pela implementação do projeto Eco-Escolas da MJA mas também com a dedicação dos Trabalhadores/as do Município de Vila Real e com entusiasmo e energia do Eng.º Rui Pedro da Empresa Aguas do Norte.
Por uma Vila Real + sustentável, Rumo a mais uma Bandeira Verde!