A Semana Europeia da Mobilidade, que decorre todos os anos durante o período de 16 a 22 de setembro, regressa em 2024 com o tema “Espaço Público Partilhado” e o Município de Vila Real preparou um conjunto de iniciativas no sentido de apelar e promover as boas práticas de mobilidade urbana.
No âmbito da Semana Europeia da Mobilidade foram preparados 4 eventos, um deles dirigido exclusivamente aos técnicos de Município, no sentido de lhes fornecer as ferramentas necessárias para o correto tratamento do espaço público partilhado, e os restantes abertos à participação pública.
No dia 16 de setembro, os Claustros da Câmara Municipal receberão a apresentação pública do já concluído Plano de Mobilidade Escolar, documento já discutido junto da comunidade escolar, numa sessão aberta ao público, que poderá apresentar as suas sugestões. No dia 18 de setembro, no mesmo local, decorrerá um seminário dedicado à Importância do Espaço Público Partilhado.
A 19 de setembro, no auditório do Arquivo Distrital de Vila Real, terá lugar a Conferência - Cidades Quo Vadis, uma iniciativa que contará com a presença do ex-secretário de Estado José Mendes, presidente da fundação Mestre Casais e Professor Catedrático da Universidade do Minho, e que ficará marcada pela apresentação formal e distribuição gratuita do livro do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano, que retrata pormenorizadamente a extensa transformação que Vila Real sofreu no âmbito do PEDU, representando um investimento de 17,5 milhões de euros.
O Presidente da Câmara Municipal Rui Santos aproveitou a ocasião para referir que “queremos continuar o caminho de ser uma cidade de proximidade, pelo que a promoção dos módulos ativos pedonais e cicláveis é essencial para este desígnio“, aproveitando para deixar o convite a todos para que participem nas comemorações da Semana Europeia da Mobilidade.
De referir que o Município tem assinalado na sua política de obras públicas a preocupação com estes temas, o que se pode observar nas intervenções do PEDU, nas obras de promoção das acessibilidades e em outros planos desenvolvidos, de que são exemplo o plano mobilidade urbana sustentável, o plano municipal de segurança rodoviária e o plano de mobilidade escolar, que será aprovado ainda este ano.