Decorreu ontem, no auditório da Escola Secundária São Pedro, uma sessão participativa para discutir com a comunidade escolar, forças de autoridade e respetivo operador de transportes públicos, o Plano de Mobilidade Escolar de Vila Real.
Estiveram presentes direções, docentes e não docentes e encarregados de educação dos 2 Agrupamentos de Escolas, Diogo Cão e Morgado de Mateus, as Escolas Secundárias São Pedro e Camilo Castelo Branco e ainda os estabelecimentos de ensino privado com 1.º e mais ciclos de estudo, Nuclisol Jean Piaget, Colégio Moderno de São José e Colégio João Paulo II.
A abertura da Sessão esteve a cargo do Vereador do Pelouro das Acessibilidades, Mobilidade e Transportes Adriano Sousa e contou com a presença do Vice-Presidente e Vereador do Pelouro da Educação e Ensino Alexandre Favaios.
Após uma breve apresentação do diagnóstico e versão preliminar do Plano, a equipa de elaboração do Plano dividiu os presentes em 4 grupos, por agrupamento e escola, e depois de uma sessão de trabalho com cerca de 1 hora foram apresentadas, por cada grupo, as ações que priorizaram e a ter em consideração na elaboração final do Plano.
De forma resumida, todos foram sensíveis à necessidade de encontrar soluções que reduzam o tráfego associado aos movimentos para os equipamentos escolares. De entre as soluções encontradas, a melhoria dos transportes públicos e a melhor comunicação da rede foi uma das temáticas destacadas, assim como a necessidade de aumentar a fiscalização junto às escolas para permitir a utilização, por exemplo, dos corredores "kiss and go" existentes em alguns arruamentos. Foi ainda unânime a solução de promover aulas de circulação em bicicleta nas escolas. Monitorizar e premiar os alunos que executassem deslocações em modos suaves (andar a pé, bicicleta e trotinete) também foi sugerida por alguns dos agrupamentos.