Vila Real assinalou, no dia 20 de julho de 2015, a passagem do 90º aniversário da elevação a cidade. Foi Nicolau Mesquita, Governador Civil do Distrito de Vila Real, o autor da proposta que elevou Vila Real a cidade, um processo desencadeado em 1923 e que culminou a 20 de julho de 1925.
O programa comemorativo do Dia da Cidade começou no dia 17 de julho, sexta-feira, com as crianças da creche e infantário da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real a cantarem a Marcha de Vila Real nos Claustros da Câmara Municipal. Nesse mesmo dia, às 21h30, no Jardim da Carreira, realizou-se o tradicional Despique de Bandas, desta vez entre a Banda de Música de Mateus e a Banda de Música de Sanguinhedo.
Dia 18, sábado, no Largo da Capela Nova, pelas 21h30, um encontro de Grupos de Bombos do concelho animou o centro histórico e no dia 19, domingo, entre as 15h30 e as 17h30, Ranchos Folclóricos, Grupos de Cantares e de Cavaquinhos animaram as ruas da cidade. A noite encerrou com uma Sessão de Fado, na Praça do Município.
A sessão pública solene, no dia 20 de julho, marcou o ponto alto das comemorações, com a atribuição de distinções honoríficas a alguns Cidadãos, Empresas, Instituições e Funcionários Municipais que de alguma forma foram credores desse gesto de reconhecimento por parte da Autarquia.
A programação do Dia da Cidade ficou, ainda, marcada pela realização da Escritura de Constituição da Confraria do Covilhete (Vila Real), subscrita pelas pastelarias/padarias aderentes, e pela apresentação do livro “Vila Real: Posturas Municipais Oitocentistas”, uma publicação do Arquivo Municipal.
90º ANIVERSÁRIO DA ELEVAÇÃO DE VILA REAL À CONDIÇÃO DE CIDADE
Notícias
Acessos: 4607