Decorreu em Vila Real, durante os dias 20 a 22 de março, a primeira fase do intercâmbio escolar entre alunos do concelho de Vila Real (Escola EB2,3 Diogo Cão) e alunos de Santiago de Compostela (CEIP López Ferreiro), promovido pelo Eixo Atlântico (associação transfronteiriça de municípios do Norte de Portugal e da Galiza).
O programa “Intercâmbios Escolares”, de que Vila Real e Santiago de Compostela foram as primeiras impulsionadoras, tem como principal objetivo promover entre os estudantes e docentes o conhecimento do seu município, dos municípios integrantes do Eixo Atlântico e do próprio Eixo Atlântico, assim como do seu património (cultural, natural, imaterial). Este programa pretende também consciencializar os estudantes da importância de viver num município integrante do Eixo Atlântico e que faz parte de uma Euro-região, assim como promover a realização de experiências didáticas que potenciem o uso do município como recurso educador.
De acordo com o programa preparado pelo Município de Vila Real, os alunos e alunas do CEIP López Ferreiro (acompanhados por duas professoras e uma técnica do Concello de Santiago de Compostela), no primeiro dia da sua deslocação, para além da receção na EB2,3 Diogo Cão, onde almoçaram e tiveram uma atividade em comum, sobre “Suporte Básico de Vida”, assistiram a uma peça de teatro de sombras chinesas apresentado pelos colegas de Vila Real, visitaram o Parque Corgo (tendo realizado alguns jogos tradicionais), foram recebidos, nos Paços do Concelho, pelo Vereador do Pelouro da Educação e Ensino, José Maria Magalhães, e, após o jantar, foram brindados com momentos de animação musical.
No segundo dia, fizeram uma visita guiada pelo centro histórico de Vila Real, foram à Serra do Alvão e visitaram a Casa de Mateus e seus jardins. No terceiro dia, fizeram uma visita ao Miradouro de São Leonardo de Galafura e passaram pela cidade da Régua.
De referir que os alunos participantes neste intercâmbio escolar foram selecionados com base num trabalho por si elaborado sobre Santiago de Compostela, também apresentado por outras turmas do 6º ano de escolaridade dos dois Agrupamentos de Escolas de Vila Real.
Esta primeira edição do programa “Intercâmbios Escolares” terminará em maio, com a deslocação dos alunos 6º ano – turma F da EB2,3 Diogo Cão a Santiago de Compostela, acompanhados por três docentes e um técnico do Município de Vila Real.
VILA REAL E SANTIAGO DE COMPOSTELA PROMOVERAM INTERCÂMBIO ESCOLAR
Notícias
Acessos: 2640