O Município de Vila Real voltou a marcar presença no Xantar, Salão Internacional de Turismo Gastronómico, que decorreu de 2 a 5 de novembro de 2023, em Ourense, cidade galega geminada com Vila Real desde 1983.
Mara Minhava, Vereadora do Pelouro do Turismo, marcou presença no dia dedicado a Vila Real, a 2 de novembro, relembrando que este ano se assinalam 40 anos da geminação entre Vila Real e Ourense, aludindo ao facto da Câmara Municipal de Vila Real estar presente desde a 1ªedição deste evento, e aos séculos de história entre as duas cidades, sublinhando ainda que “queremos continuar a estreitar laços com Ourense, nomeadamente através da cultura, pois é o cimento que liga os territórios”.
“Há de facto muito que nos une, desde logo a língua, um traço cultural que ajuda imenso no estabelecimento de relações entre estas duas cidades, e participarmos neste evento é uma forma de motivarmos as pessoas a passarem a fronteira”, acrescentou a Vereadora. “A riqueza de Trás-os-Montes a Alto Douro tem de ser partilhada com o mundo”, concluiu.
A oferta turística do município presente neste certame incluiu o património natural e cultural, a gastronomia local e peças tradicionais de Barro de Bisalhães. Destacou-se igualmente a natureza, dando-se a conhecer os sete percursos naturais do Projeto “Tríade Turística”, e o futuro espaço museológico da Central do Biel, a primeira central hidroelétrica do país.
Recorde-se que o Xantar, organizado pela Expourense, é um ato institucional que visa celebrar destinos gastronómicos de excelência segundo a degustação, promoção e convívio, com a presença de diversas regiões do Norte e Centro de Portugal e da vizinha Galiza, sendo um ponto de encontro de toda a comunidade ibérica. “A presença de Vila Real neste evento visa atrair novos públicos e mercados, convidando a uma visita sem pressa, com tempo para apreciar a natureza, o património histórico e humano, degustar a gastronomia local e conviver”, rematou Mara Minhava.