Mandato20212025
Partido Socialista
Administração Financeira e Patrimonial
Gestão de Recursos Humanos
Contencioso Administrativo
Desenvolvimento Económico e Emprego
Relações Institucionais e Cooperação Externa
Processos Eleitorais
Vila Real Social, EM, SA.
ADIN - ÁGUAS DO INTERIOR - NORTE, E.M., S.A. (Abastecimento de águas, Esgotos e Águas Pluviais)
Cemitérios
Rui Santos, Nasceu na freguesia de Nossa Senhora da Conceição, concelho de Vila Real, em vinte e quatro de janeiro de 1969. Viveu a sua infância em Vila Real, onde frequentou a Escola Primária do Bairro de São Vicente de Paula e mais tarde fez os estudos secundários nas Escolas Diogo Cão e de S. Pedro. Aos 18 anos foi admitido na Universidade de Trás‐os‐ Montes e Alto Douro, no curso de Engenharia Florestal, que concluiu no ano de 1994. Mais tarde, frequentou com aproveitamento, na mesma Universidade, uma Pós‐ graduação em Gestão Pública e Autárquica, no ano de 2002.
Enquanto estudante do ensino superior, foi um dirigente associativo estudantil muito ativo, tendo liderado as secções da Tuna Académica e de Taekwondo. Foi ainda Presidente da Direção da Associação da UTAD, no mandato 1993/1994.
Na Universidade de Trás‐os‐Montes e Alto Douro pertenceu ainda aos órgãos de gestão, nomeadamente à Assembleia e ao Senado Universitários, primeiro como representante dos Alunos e mais tarde como dirigente da UTAD.
Fora do meio académico foram também várias as experiências associativas, nomeadamente como Membro da Comissão Instaladora da Fundação Rei D. Dinis, Presidente do Conselho Fiscal da Rádio Universidade Marão cooperativa da Radiodifusão, CRL e Membro da Comissão de Gestão do Sport Clube de Vila Real entre 2004 e 2005.
Antes de concluir a licenciatura, começou a sua atividade profissional como professor do ensino secundário, nas áreas de Física e Matemática. Através dos então chamados Miniconcursos, foi colocado em Escolas dos concelhos de Santa Marta de Penaguião, Resende e Vila Real (Escola Secundária Camilo Castelo Branco).
Após a conclusão da licenciatura, foi convidado pelo Reitor da UTAD, Prof. Doutor Torres Pereira, para integrar a equipa de apoio à reitoria, com competências na relação desta com os Alunos e os seus representantes. Em 1999 foi nomeado Administrador dos Serviços da Ação Social da Universidade, cargo que ocupou até 2005. A sua saída deveu‐se à nomeação para Diretor da Segurança Social Distrital de Vila Real, instituição que liderou até 2010, momento em que optou por regressar à Universidade de Trás‐os‐ Montes e Alto Douro, desta vez como Administrador da Universidade. Continua a pertencer ao quadro de pessoal desta Universidade, como técnico superior.
Politicamente foram várias as funções desempenhadas, sempre em listas do Partido Socialista. Foi eleito deputado da Assembleia Municipal de Vila Real entre 2001 e 2009, sendo coordenador da bancada do PS nos últimos quatro anos. Foi também eleito vereador da Câmara Municipal de Vila Real, apenas com 28 anos, no mandato 1997/2001. Mais tarde, em 2009, foi novamente eleito vereador sem funções executivas do Município de Vila Real, na sequência da sua candidatura a Presidente da Câmara Municipal, que não venceu.
Nas eleições legislativas de 2005, integrou a lista candidata do PS, no quinto lugar. Em 2011 foi o segundo candidato, do Distrito de Vila Real. Foi eleito Deputado da Nação, integrando as comissões parlamentares de Segurança Social, Agricultura e Mar e Educação, Ciência e Cultura, sendo que nesta última coordenava os deputados do Partido Socialista. Em 2013, ao fim de dois anos de mandato, teve que abdicar do lugar de Deputado, na sequência da segunda candidatura à Presidência da Câmara Municipal de Vila Real, que venceu. Desta forma, tornou‐se o primeiro Presidente de Câmara eleito pelo Partido Socialista, nesta capital de distrito.
Desde que assumiu funções como Presidente da autarquia, foi eleito como membro do conselho diretivo da Associação Nacional de Municípios Portugueses e como Vice‐ presidente do Conselho Regional do Norte, órgão consultivo da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDR‐N).
Ordenamento do Território e Urbanismo
Reabilitação Urbana
Acessibilidades, Mobilidade e Transportes
Fundos Comunitários
Projetos e Obras Públicas de Equipamentos e
Infraestruturas Municipais
Eficiência Energética e Iluminação Pública
Organização dos Serviços e Modernização Administrativa
Ambiente (Gestão da Agência de Ecologia Urbana, Gestão do Centro de Ciência, Gestão do Oservatório da Biodiversidade)
Serviços Urbanos e Espaços Verdes (Recolha dos Resíduos Sólidos Urbanos e Limpeza Urbana, Gestão do Parque Florestal, do Parque Corgo e do Jardim da Carreira)
Parques Infantis
Fontes Ornamentais
Adriano Sousa, 57 anos de idade. Licenciado em Engenharia Civil pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (opção de Hidráulica) e pós-graduado em Engenharia Municipal pela Escola de Engenharia da Universidade do Minho. Iniciou a sua atividade profissional em 1983 nos Gabinetes de Apoio Técnico do Vale do Douro-Sul e do Vale do Douro-Norte. Desempenhou funções de chefia na Câmara Municipal de Santa Marta de Penaguião, entre 1986 e 1993, e na Câmara Municipal de Vila Real no período compreendido entre 1993 e 2010.
Integrou o consórcio do Projeto Europeu de Investigação Científica “VIRIATUS – Vehicle Impacte Reduction Initiative Adapting Transportation – Management in Urban System”.
Como consultor externo elaborou o projeto de restruturação do departamento de urbanismo do Governo Provincial de Luanda.
É membro sénior da Ordem dos Engenheiros. Colaborou com a Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro na qualidade de professor convidado do curso de Mestrado em Planeamento e Engenharia Municipal, de co-orientador de várias teses de mestrado e de membro de júri de diversas provas académicas.
Desde 2001 que integra os órgãos sociais do Ginásio Clube de Vila Real, primeiro como vogal, depois como presidente da direção (2008 a 2012) e, atualmente, como presidente da mesa da assembleia-geral.
Educação e Ensino
Desporto, Juventude e Tempos Livres
Desenvolvimento das Freguesias
Defesa do Consumidor (CIAC)
Julgado de Paz
Contra-Ordenações
Aeródromo Municipal
Segurança e Proteção Civil
Desenvolvimento Rural e Florestas
Mercado Municipal, Feiras e Venda Ambulante
Proteção e Saíde Animal
Segurança Alimentar
Habilitações Académicas:
Frequência de Mestrado em Psicologia Educacional, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, em fase de redação da tese de dissertação.
Pós-Graduação em Administração Escolar pelo Instituto Superior de Educação e Trabalho.
Licenciatura em Psicologia pelo Instituto Superior da Maia, com a média final de 16 valores (agosto de 2000).
Habilitações Profissionais:
Especialista ao nível da Psicologia da Educação, reconhecido pela Ordem dos Psicólogos Portugueses;
Coordenador Pedagógico do Projeto Teip (+) Excelência (+) Cidadania do Agrupamento de Escolas de Diogo Cão ;
Coordenador Técnico do Projeto Teip (+) Excelência (+) Cidadania do AEDC
Coordenador Técnico do Serviço de Psicologia e Orientação (SPO) do AEDC
Coordenador do Gabinete de Apoio ao Formando, e Formador de Percursos de Caráter Profissionalizante, na Escola Profissional da Nervir
Coordenador Técnico do Plano Municipal de Prevenção Primária da Toxicodependências de Vila Real, (julho de 2004 a outubro de 2005) e coordenador do Plano Municipal de Prevenção Primária da Toxicodependências de Vila Real de Valpaços e o IDT (novembro de 2002 a julho de 2004).
Outras Experiências Relevantes:
Secretário de Apoio à Vereação, nos quadriénios 2013-2017 e 2017-2021, no Município de Vila Real, a exercer funções nos pelouros de Educação e Ensino, Desporto, Juventude e Animação e Turismo;
Responsável pelo Gabinete de Apoio às Freguesias, no Município de Vila Real;
Orientador de Estágio em Psicologia Educacional – UTAD;
Membro, enquanto Secretário de Apoio à Vereação, dos Conselhos Municipais de Educação, Desporto, Juventude e Animação e Turismo, do Município de Vila Real;
Membro do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Diogo Cão;
Membro do Conselho Geral da Escola Secundária/3 Camilo Castelo Branco e Escola Secundária/3 de São Pedro, enquanto representante do Município de Vila Real;
Chefe de Equipa das Equipas de Apoio Psicossocial da Autoridade Nacional de Proteção Civil;
Psicólogo nos Bombeiros Voluntários de Salvação Pública - Cruz Branca de Vila Real;
Presidente da Direção da Associação Desportiva e Cultural da Escola Preparatória Diogo Cão;
Formador, no domínio comportamental, em instituições públicas e privadas.
(sem pelouros)
Cultura
Animação e Turismo
Ação Social e Igualdade
Habitação
Saúde
Toponímia
CPCJ – Comissão de Proteção de Crianças e Jovens
Projetos: Reabilitação da Igreja de S. Dinis, Central do Biel e Ecopista Internacional do Tâmega e Barroso
Mara Minhava, natural de Vila Real, 44 anos, concluiu, em 2000, a licenciatura em Línguas e Literaturas Modernas, Variante de Estudos Portugueses, na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Em 2014, concluiu o Mestrado em Ensino de Português e Espanhol, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Iniciou o seu percurso profissional em 2000, na área da Educação e Formação de Adultos (EFA), no Centro de Promoção Educativa e Desenvolvimento Comunitário (CPEDC), em Sabrosa, sendo Secretária da Direção, a partir de 2006.
Em 2001/02, trabalhou na NERVIR - A.E., como Profissional de R.V.C., no Centro de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências. Desde então, tem exercido funções de Formadora em diversas Ações e em Cursos EFA, promovidos pelo CPEDC e por outras entidades, das quais se destaca o Centro de Formação de Associação de Escolas de Vila Real.
Paralelamente, assumiu a função de Orientadora de Estágios Profissionais, de Mediadora de Cursos EFA, de Coordenadora de Formações Modulares Certificadas e do Centro Novas Oportunidades do CPEDC.
No âmbito das suas funções de Coordenadora, participou em variadíssimos Seminários, Colóquios, Congressos, tendo sido Oradora em muitos deles, nomeadamente no âmbito da Educação e Formação de Adultos.
Entre 2008 e 2015, desempenhou o cargo de Gestora de Formação do CPEDC, sendo responsável pela política de formação e coordenação geral da entidade (elaboração de candidaturas/projetos, no âmbito de diferentes Quadros Comunitários; planeamento, execução e avaliação da formação; organização dos processos de autoavaliação e de certificação da entidade formadora).
Ao longo do seu percurso profissional, são, também, de destacar as Ações que ministrou, nomeadamente ao nível da Qualificação dos Profissionais da Administração Pública Local, com as Ações “Estilos de liderança orientados para a motivação e rentabilização de equipas” e “Sensibilização em Igualdade de Género”, promovidas pela IBEROGESTÃO.
No ano letivo de 2009/10, exerceu a função de professora da disciplina de Português, na Escola Secundária D. Sancho II, do Agrupamento de Escolas de Alijó.
Entre 2012 e 2016, integrou os órgãos sociais da Associação de Pais e Encarregados de Educação do Agrupamento de Escolas Diogo Cão, como membro da Direção, tendo feito parte, também, do Conselho Geral do mesmo Agrupamento.
É autora do livro “Será Poesia? (Cinquenta Ensaios)”; coautora literária do Projeto Solidário “Ser Mulher”, fazendo, também, parte da Unión Hispanomundial de Escritores.
Desde março de 2016 até meados de setembro de 2021, trabalhou no Gabinete de Apoio à Presidência, na Câmara Municipal de Vila Real.